Neste último domingo, dia 23 de Fevereiro, foi realizado na sede do Colégio João Paulo II, no bairro da Imbiribeira, no Recife, o Seminário Estadual de Arbitragem da FPTKD. O evento, que integra no calendário estadual, foi organizado pela Federação Pernambucana de Taekwondo com o intuito de reciclar os técnicos e o corpo de arbitragem da entidade com o que há de mais novo em termos de regras de competição.

Durante o evento, o palestrante e Coordenador de Arbitragem da entidade, o Professor Túlio Escobar, que tem atuado constantemente em grandes eventos do cenário nacional e que participou do Seminário Nacional de Arbitragem, realizado na Paraíba, ainda este ano, abordou todos os tópicos que integram o regulamento de competição, tirando dúvidas e esclarecendo pontos importantes da aplicação e interpretação das regras do esporte.

“-Fiquei surpreso com a quantidade de inscritos. O número de candidatos a árbitros aumentou consideravelmente desde o nosso último seminário estadual. Até o Pedro Emanoel, atleta da categoria cadete, se interessou em participar.” Comentou o Túlio. “Isso é prova de que cada vez mais os filiados têm se interessado em contribuir de alguma forma para o crescimento do esporte.” completou.

Após um dia inteiro de palestras, os candidatos à árbitros ainda passaram por uma série de testes, incluindo avaliações teóricas e práticas.

“-O intuito das provas não é eliminar ninguém do quadro de arbitragem. Muito pelo contrário. O objetivo final é manter uma equipe bem preparada, apta a atuar nas competições no estado. Com isso, a prova é uma ferramenta que adotamos como um parâmetro. Ela é um ponto de partida para um nivelamento adequado na distribuição das atividades dentro das competições. Elas mostram não só a mim, mas aos próprios candidatos quais são seus pontos fortes e fracos. Por melhores ou piores que as notas sejam, os resultados obtidos sempre poderão ser melhorados e isso vai depender do interesse e da competência de cada um que está aqui hoje.” falou Túlio, durante a fase de avaliação.

Após obter o resultado final, Túlio ainda comentou sobre os resultados obtidos: “Dado o nível de experiência dos participantes inscritos, que em sua maioria são competidores, mas que ainda são novatos na área da arbitragem, podemos dizer que o resultado geral atendeu as expectativas. A maioria das notas das provas teóricas estiveram bem próximas da média. Neste quesito específico, alguns árbitros mais experientes ganharam destaque, pois obtiveram notas melhores, como era de se esperar. No quesito prática, tivemos um aproveitamento geral muito bom. Os procedimentos gestuais do grupo, como um todo, atende aos pré-requisitos mínimos para atuação. Com o passar do tempo e com o aumento da experiência, haverá um afinamento natural dos movimentos e dos comandos de voz.”

“Como estou a frente da Coordenação de Arbitragem da entidade, meu trabalho está só começando. Quero ter a certeza de que estamos formando e desenvolvendo uma equipe de árbitros ainda mais competentes e estarei acompanhando de perto o trabalho deles nas competições que estão por vir, para que juntos possamos contribuir ainda mais para o desenvolvimento de um ambiente de competição saudável.”

A Federação Pernambucana de Taekwondo agradece, através de sua diretoria e de seus filiados, ao Colégio João Paulo II, pelo imprescindível apoio na realização deste Seminário.

Confiram abaixo a lista dos aprovados no Seminário Estadual de Arbitragem:

ALBA GABRIELA
ALINE PEREIRA
ANDREZA LARISSA
CAMILA BACELAR
CARLOS EDUARDO
CLAUDIO DIAS
DANIEL BEZERRA
FLAVIO JOSÉ
GISELLE GOMES
GLEYDSON DIAS
JOSEMBERG ALEIXO
KEYLLA SILVA
LEONARDO SOARES
LINEKER PINHEIRO
LUIZ HENRIQUE
LUIZ LEANDRO
LUZIE LUIZA
MARIANO JORGE
OTHO MATHEUS
PATRICIA CELIA
RANIELLY GONÇALVES
RENATO QUIRINO
RICARDO LIMA
THAIS NUNES
VICTOR MATHEUS
WALDOMIRO AMORIM
YANDERSON JASON

Os árbitros acima listados passarão a compor o quadro de arbitragem da FPTKD.
Para consultas futuras, a lista poderá ser acessada através da opção “Árbitros”, na guia “Consultas”, no menu principal do site.

Confiram as fotos do evento na página da FPTKD no Facebook

Túlio Escobar

Tags: