LINHA DO TEMPO
História do Taekwondo em Pernambuco

1967/69

Byung Kuk Lee
chegava ao Recife

Em 1967, Byung Kuk Lee chegava ao Porto marítimo do Recife, dando início a demonstrações em quartéis e escolas da região. Em 26 de Janeiro de 1969, na Rua Barão de São Borja, 36, bairro da Boa Vista em Recife, se iniciava as primeiras aulas de Taekwondo em nosso estado. Posteriormente, estas aulas foram implementadas pelo Prof. Manoel Carlos de Almeida Neto. Aos poucos o Clube Lee foi ganhando novos adeptos e a nossa arte foi se tornando a modalidade do lugar.

1971

Jung Kil Moon e o primeiro
faixa preta Pernambucano

O primeiro mestre coreano a realizar exames de faixa no estado. No dia 26 de Junho de 1971 no Sport Club do Recife, e posteriormente, Antônio Carlos Leite Palácio e Antônio de Arruda Arnaud foram oficialmente graduados os primeiros faixas pretas de Pernambuco. Foto: (Reprodução Núcleo Esporte)

1978/79

Teok Nam Kim e Joo Yul OH:
Luta e as primeiras equipes

Conhecido pela sua postura rígida nos treinos, e sua fantástica potência dos chutes, Mestre Teok foi o responsável pela introdução do estilo competitivo em nosso estado. Mestre Oh, responsável por formar a primeira Seleção Pernambucana de Taekwondo faixas pretas no dia 10 de Junho de 1979. No mesmo ano, fazendo sua estréia no 1º Campeonato Norte Nordeste, que foi realizado em Recife na data de 28 de outubro de 1979. Téc. Joo Youl Oh, Roberto José Duarte, José João, Paulo R. Palácio, Denys Wanderley, João Pinto, Jorge Morais, Márcio Gomes.

1982

A Primeira participação
Nacional: Campeonato Brasileiro em Brasília

A seleção pernambucana em 1982 fazia sua estréia em competições nacionais, se consagrando Vice Campeã por Equipe. Vladimir Vicente da Silva foi o primeiro pernambucano campeão brasileiro de Taekwondo na modalidade Luta. Sagrando se Bi campeão em 83 no estado do Rio de Janeiro. Téc. Joo Yul Oh, Vlademir Vicente, José Martins, Gilmar Vicente, Denys Wanderley, Eduardo Falcão, Jorge Franklin, Márcio Gomes.

1986

O Primeiro Campeonato
Pernambucano de Taekwondo

Em Junho, sob o comando da Federação Pernambucana de Pugilismo no ginásio de esportes Geraldo Magalhães, foi realizado a primeira seletiva estadual. O Sport Club do Recife foi a equipe campeã do evento: Carlos José Queiroz, Denys Wanderley, Adelmar Afonso, Lélio Tsumoto Sato, Jorge de Morais, Sóstenes Calixto, Harlan Barcelos e Natércio Nazário. Foto de 13 de Dezembro de 1982, mostrando o Grão Mestre Joo Youl OH (1º de Pé da esquerda para a direita), responsável pela introdução do estilo de Taekwondo competição em Pernambuco.

1987

Fundação da Federação Pernambucana de Taekwondo

Em assembleia realizada no dia 28 de novembro de 1987, representantes como Denys Wanderley (Sport Club do Recife), Márcio José Gomes (Paulistano Futebol Clube) e José Tavares da Silva (Clube dos Ferroviários) fundaram a Federação Pernambucana de Taekwondo.

1997

O primeiro pernambucano a Conduzir um exame de faixa preta

06 de Julho de 1997, Mestre Denys Wanderley foi o primeiro pernambucano a conduzir um exame de faixa preta 1º DAN devidamente credenciado pela CBTKD em nosso estado. Pernambuco abriu as portas para a formação e graduação dos seus próprios professores junto a outros estados do Nordeste. A primeira turma foi nominada: Kalinin Pacheco, Edson Nascimento, Claúdio de Souza, Carlos Alberto, Américo Antônio, Artur Leão e Carlos F. Acioly.

orgonograma
Estrutura Organizacional do Taekwondo
personalidades
Uma só história, por vários pés e mãos!
Nilson Soneca

Ex Atleta de Seleção Brasileira, o principal nome do Taekwondo em Pernambuco na modalidade luta (Kyorugi). Primeiro pernambucano a conquistar um título na Coréia do Sul (país berço do esporte) em 2000, o primeiro nordestino a fazer uma Final de US Open en 1994 conquistando a medalha de prata. 5 Campeonatos brasileiros, 3 copas do Brasil, Campeão dos jogos sulamericanos no Equador, Bronze no Pan americano, Campeão do Aberto na Itália, . Nos dias atuais, tem um trabalho realizado na cidade de Los Angeles - Califórnia (EUA) onde vive a mais de 20 anos. Eventualmente, realiza seminários técnicos e capacitações para atletas em diversas partes do Brasil e mundo a fora.

Foto: Reprodução Facebook
Luciana Lucena

Ex Atleta da Seleção Brasileira, 14 vezes campeã pernambucana 8 vezes campeã brasileira de taekwondo. Citada em bibliografia como "a maior atleta feminina pernambucana de taekwondo em títulos nacionais". Conquistou 3 vezes a Copa do Brasil, e também foi Medalha de Bronze no Sulamericano.

Foto: Reprodução Instagram
Vlademir Vicente (In Memoriam)

Em 1982, Vlademir Vicente conhecido como "Vavá" foi o primero pernambucano campeão brasileiro de Taekwondo em 1982, Brasília. Ano seguinte em 1983, sagrou-se bi campeão na cidade do Rio de Janeiro. Um legado que sempre será lembrado por toda dedicação e luta pelo nosso estado.

Foto: Reprodução
Denys Wanderley

Representante do Sport Clube do Recife, Mestre Denys Wanderley é fundador da Federação Pernambucana de Taekwondo. Antes disso, fez parte de momentos históricos da nossa modalidade. Inaugurando um novo tempo, foi o primeiro mestre pernambucano a conduzir um exame de faixa em nosso estado a nível estadual credenciado pela CBTKD. Seu trabalho abriu as portas em outros estados do Nordeste, para a formação e graduação dos seus próprios professores, o que permitiu um significativo aumento no número de graduados do nosso estado, que antes dependiam de dispendiosas viagens ao sul do país ou da vinda esporádica de um mestre coreano ao nordeste o que, muitas vezes, levava anos para acontecer. Homenageado diversas vezes, Denys Wanderley construiu um legado na história do taekwondo pernambucano na formação de novos praticantes e desenvolvimento das competências relacionadas a arte marcial.

Foto: Reprodução
Márcio Gomes (In Memoriam)

Representante do Paulistano Futebol Clube, Mestre Márcio Gomes é fundador da Federação Pernambucana de Taekwondo. Seu trabalho é bastante relevante a frente da ATP em várias cidades do estado, e formação de vários mestres e professores. Historiador, Marcio Gomes desenvolve atividades de formação de novos alunos, atividades sociais em municípios da RMR.

Foto: Reprodução
Tâmara Maria

A Primeira atleta estadual de taekwondo a conquistar uma medalha em campeonato mundial. Tâmara Maria sagrou-se Vice Campeã Mundial de Taekwondo no ano de 2002 na Grécia. Logo após, Campeã do Panamericano da modalidade eleita a melhor atleta. 8 vezes campeã brasileira, dentre outros títulos.

Foto: Reprodução Instagram
Eduardo Falcão

Mestre Eduardo Falcão foi formado pelo Professor Renato dos Santos e os Grãos Mestres Yong Min Kim e Joo Yul Oh. Tem mais de 4 décadas de pratica na modalidade. Quando atleta, foi campeão pernambucano, norte-nordeste, brasileiro (luta e demonstração), e brasileiro universitário. Como técnico, foi treinador da seleção pernambucana e paulista. Foi editor do blog Tribuna do Taekwondo. Formador de faixas pretas e atletas de alto rendimento. Atualmente leciona aulas particulares e coletivas em condominios, academias e no Parque Ibirapuera em São Paulo. Esteve presente nos primeiros momentos de formação do taekwondo em Pernambuco.

Foto: Reprodução Instagram
Antônio Carlos Leite Palácio

O Primeiro faixa preta pernambucano, graduado na cidade da Geórgia-EUA.

Foto: Reprodução Instagram
Renato dos Santos (In Memoriam)

Iniciou a prática do Taekwondo nos anos 70, mestre com uma enorme contribuição no desenvolvimento da modalidade em Pernambuco. Além de colaborar com a desvinculação do departamento especial do Taekwondo na Federação Pernambucana de Pugilismo (CBP). Deixando um grande modelo técnico e de disciplina, assim como o seu profundo conhecimento da história das artes marciais e suas técnicas, aliadas ao seu vigor fisico.

Foto: Reprodução Google
Mestre Joo Yul Oh

Atualmente vive nos Estados Unidos, na cidade da Flórida. Possui o 9º Dan. Foi o primeiro técnico da seleção pernambucana de Taekwondo. Fez parte da seleção de Taekwondo em Seul (COR). Posteriormente, voltou a cidade de São Paulo e realizou diversos trabalhos como técnico nacional no Pan Americano, participações no Mundial em 1993, Olimpíadas de 2000 Sidney e 2008 Beijing. Treinador de 5 atletas campeões mundiais da modalidade. Pernambuco tem um histórico de bons atletas devido ao seu legado.

Foto: Reprodução Facebook
Byung Kuk Lee e Jung Kil Moon

Mestre Byung Kuk Lee foi o introdutor do Taekwondo em Pernambuco, e Mestre Jung Kil Moon foi o primeiro mestre Coreano a realizar um exame de faixa em Pernambuco. Um registro histórico deles juntos no Porto do Recife.

Foto: Reprodução Facebook
Victoria Morais

Campeã Sulamericana em 2015, participante do campeonato mundial juvenil , 2x campeã da Copa do Brasil e da Copa das Federações. Dentre vários títulos e participações internacionais, foi homenageada em 2016 como a melhor atleta de taekwondo.

Foto: Reprodução
MEMORIAL DE FOTOS CEDIDAS E ENCONTRADAS
Momentos Inesquecíveis
  1. Referências: A Arte do Taekwondo do 10º ao 1ºGUB – Grão Ms Denys Wanderley;
  2. Referencias: Informações Colaborativas com Mestres, Márcio Gomes, Nilson Soneca, Esdras Lima, Denys Wanderley;
  3. Acervo Núcleo Esporte (Reprodução de Fotos Google)

Pesquisa para enaltecimento da história das artes marciais em Pernambuco, sem qualquer finalidade política/comercial: por Paulo Lima.

Se você tiver fotos históricas do Taekwondo Pernambucano, pode entrar em contato com a nossa diretoria para publicarmos aqui neste memorial.