Emocionante e surpreendente, foi assim o Grand Slam de Taekwondo, realizado nos dias 15 e 16, na cidade de Vitória – ES. O evento resultou na renovação de 75% dos titulares da Seleção Brasileira de Taekwondo. Foram cerca de 130 lutas, disputadas por 150 atletas vindos de todas as regiões do Brasil, em busca do sonho de entrar para Seleção Brasileira de Taekwondo. Cada uma das 16 categorias de peso (8 masculinas e 8 femininas) classificou um atleta titular e outro reserva.

O nível estava altíssimo e todos os participantes muito bem preparados, tanto que apenas quatro titulares do ano passado conseguiram manter suas vagas. Para Fernando Madureira, técnico da Seleção Brasileira, este Grand Slam promoveu uma “renovação natural de atletas, que já era esperada.” “Houve algumas surpresas, mas já era de prever algumas mudanças, como estamos vendo aqui, sendo que o que acho mais legal é as trocas que houve entre campeão e vice. Vários atletas antes reservas passaram a titular e vice-versa. Isso mostra que estamos com um nível competitivo muito forte. Eu vejo que temos material humano muito bom, precisamos saber trabalhar bem com isso. Na minha opinião, pensando nos Jogos Olímpicos de 2016, o ideal seria turbinarmos vários da mesma categoria para construir um equipe muito forte”, destacou o técnico.

Um dos fatores mais citados pelo público e participantes do Grand Slam, em Vitória, foi a organização do evento. Todos referiram que a competição foi excepcional, o que também contribuiu para um melhor desempenho dos atletas. Segundo Fernando Madureira, “a estrutura do evento é uma coisa que pesa muito para o desempenho do atleta e a que tivemos em Vitória foi a ideal para o Grand Slam, desde a qualificação dos árbitros ao ambiente vivido pelos participantes, estava tudo 100%. Devemos parabenizar a CBTKD e os organizadores, porque estava um ambiente perfeito para uma seletiva desse naipe. Há muito tempo que não víamos eventos dessa qualidade”, disse o técnico.

“Achei a competição muito organizada. Dou parabéns à CBTKD, pois as lutas começaram no horário nos dois dias, as quadras todas funcionaram muito bem e os árbitros conseguiram atuar muito bem”, referiu também Érica Ferreira, titular da categoria -73Kg.”

“E graças ao empenho da Federação Pernambucana de Taekwondo e ao trabalho forte e os bons resultados que seus atletas têm realizado ao longo das competições no último ano, Pernambuco também fez parte deste grande evento.


Classificaram-se para este evento x atletas, dentre eles, as atletas Luanna Charlene -53Kg e Ranielly Gonçalves -49Kg e o atleta Manoel Leopoldo -80Kg, que estiveram presentes em Vitória para pleitear seu lugar na Seleção Brasileira.

Os bons resultados que eles conseguiram ao longo do ano nas competições estaduais e nacionais os trouxeram aqui.”, disse o Técnico da Equipe Pernambucana e Presidente da FPTKD, Mestre Victor Amorim. “Os atletas Pernambucanos tiveram um ótimo resultado no evento, comparando seu desempenho com outros atletas com o mesmo nível de experiência. Em 2014 o nosso trabalho continuará focado no desenvolvimento de uma equipe ainda mais forte, para que no próximo evento possamos classificar ainda mais atletas.” Afirmou.

“Aproveito a oportunidade para agradecer e parabenizar a CBTKD pelo excelente trabalho que vem realizando com o Taekwondo a nível nacional. O que estamos vendo nesta seletiva é um retrato do resultado de uma renovação completa na entidade, fruto do trabalho da atual gestão. Boa organização, boa estrutura, bons árbitros, bons atletas, enfim, tudo que o nosso Taekwondo precisa para se desenvolver da maneira como merece.”

Túlio Escobar

Tags: