Ola amigos do taekwondo sou DGELIS FERREIRA, atleta e técnico da EQUIPE FERREIRA de TAEKWONDO. A EQUIPE FERREIRA tem vários atletas com medalhas nacionais e internacionais e dentro deste contexto do taekwondo competitivo postarei, sobre convite do gerenciador deste site, artigos sobre táticas e técnicas do taekwondo de alto rendimento.

Iniciaremos nossa serie de artigos falando para aqueles atletas que por diversos motivos se encontram em desvantagem de altura em relação ao seu adversário. Ultimamente temos visto em competições que independentemente do tamanho do atleta que esta sendo contra-atacado, este sai do chute com um step de recuo e responde ao ataque em seguida, conhecido como “puxa e bate”. Assim como tantas outras, esta técnica tem suas desvantagens para o atleta de menor estatura, vamos elencar apenas três situações para exemplo:

1_ Da condição ao atacante a seqüenciar seu adversário;

2_ A repetição em serie oferece, ao oponente, a percepção da tática utilizada de contra-ataque;

3_Possibilita ao atacante montar uma estratégia de um segundo chute no rosto do adversário.

Vamos agora dentro das perspectivas apresentadas, montar nossa estratégia para o nosso atleta.

A primeira orientação e’ no sentido de que o nosso atleta, devido a sua envergadura, ao puxar para bater não recue mais, ou seja, ao executar a técnica não mais vá para trás no sentido de fugir do seu adversário, impossibilitando assim as situações um (1) e dois (2) elencadas no exemplo. Outra tática e segunda orientação que pode vir a ser utilizada e’ a de bater de forma simultânea ao ataque, possibilitando ao atleta de menor estatura, devido ao espaço reduzido, continuar batendo no seu oponente, enquanto este seria prejudicado no intuito de responder as batidas.

A dica que deixo aqui para uma redução de falhas nesse sentido e’ que treine esses dois tipos de situações na academia como se treina um chute no abdômen (bandal tchagui), para que a tática saia com naturalidade.

Abraço a todos,

KIUNHE.

PROF. DGELIS FERREIRA

Túlio Escobar

Tags: